Verdades sobre os salários na área criativa

terça-feira, 18 de outubro de 2011 0 comentários


Artigo retirado originalmente do criatives.com.br
Campanha criada por Rodolfo Pozzi


Uma proposta muito interessante não só para quem está começando a trabalhar na área, mas também, para todas aquelas pessoas que pensam que o profissional criativo não merece o devido valor.

Os alunos de design gráfico, aspirantes a criativos e profissionais iniciantes tanto se perguntam sobre salários na área criativa, e todo mundo fica com um certo receio de falar de valores.. mas é incrível como geral sabe o que o engenheiro/médico/arquiteto normalmente ganha, correto? Hoje vi um artigo sobre salários na área de criação, todo o artigo não expressou nenhuma cifra. Alguém super sincero, de boa alma e sem vergonha alguma de dar nome aos bois falou todos os valores, desde estagiários até coordenadores. Foi ai que me deparei com um degrau enorme entre o que é REAL e o que DEVERIA SER REAL. No final do comentário sobre os salários, a pessoa que postou ainda enfatizou – ABAIXO DISTO É CILADA GALERA, CAIAM FORA. Foi ai que me veio a idéia de montar um comparativo com tudo que vi até hoje, desde faculdade, trampos, salários de colegas, ex-salários pessoais, enfim.. é um catadão. Gostaria que todos compartilha-sem ao máximo essa imagem, pois tenho quase certeza que tirando as agências de publicidade de médio/grande porte, multi-nacionais com demanda para criativos internos e raros estúdios de design no brasil, essa comparação é BEM REAL.


"Entretanto eu como um Designer iniciante sei como ninguém que quando aparece uma proposta não podemos dar ao luxo em ficar escolhendo muito, porque ser designer não é fácil, oportunidades boas existe porem ficam escondidas e muito bem escondidas por sinal. Me empolguei com esse artigo pelo fato que sou a total favor na legalização de nossa profissão (outro assunto bem polemico que prometo abortar no futuro), e para conseguirmos o que queremos temos que fazer valer nossos desejos e correr atrás, senão ficaremos a ver navios por muito tempo. Infelizmente é dessa forma que funciona esse nosso brasilzão de meu Deus." [Murça, Richard - 18 de outubro de 2011]



COMPARTILHE

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 RichardMurça | TNB