Design Universal

sábado, 17 de dezembro de 2011 0 comentários
 Seguindo o conceito em tornar os projetos em produtos de fácil acesso, foi pensando no uso do Design Universal de modo que atenda o máximo possível de pessoas e que sua utilização seja simples e intuitiva, sem a necessidade de uma adaptação ou um projeto diferenciado. Foi desse conceito que surgiu a idéia da diferenciação das latas de alumínio de acordo com o tipo de bebida contida em seu interior, evitando que os múltiplos usuários venham a confundir a embalagem de produto alcoólico com a de refrigerante e/ou suco.
As embalagens de alumínio aqui propostas são mais altas e de menor largura, medindo cerca de 5,50cm de largura por cm de altura, com uma configuração ergonômica que facilite na pega e com textura que dificulte que o objeto venha a escorregar da mão do usuário, foi pensado não só na utilização do produto como na confecção e no modo de aplicação. Por ser um produto de alumínio e possuir fácil trababilidade mecânica seu modo de fabricação será através de alumínio expandido.
As combinações das propostas descritas acima tornam a popular latinha em um meio de fácil identificação para crianças e pessoas com pouca mobilidade visual, seja no claro ou no escuro. 


DESIGN UNIVERSAL, diferesse do design acessível por não precisar de adaptação ou um design diferenciado, e sim de um modo que integre a todos as necessidades da população de forma única em um só mecanismo de integração, tornando todos realmente de fato IGUAIS.



Com base no fundamento do Design Universal e seguindo seus sete conceitos, foi proposto que se criasse um produto a partir do mesmo. Elaborei o conceito acima pensando em embalagens limpas e integrando os meios de processos de fabricação, juntamente com o design gráfico, falta fazer algumas modificações simples e fortalecer o conceitual.

Projeto feito em sala de aula para a diciplina de Projeto de Produto IV, em 2011/2

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 RichardMurça | TNB