Dicas de Impressão

sábado, 23 de julho de 2011 0 comentários

Hoje, estou colocando um post com dicas sobre fechamentos de arquivos e os cuidados que o designer deve ter antes de entregá-lo para a gráfica. Esse post é muito importante, deixará seu trabalho mais bonito, bem feito e evitará problemas na produção do seu material.
  • Sangria de no mínimo 3 mm para todos os lados;
  • Elementos a pelo menos 3 mm longe do corte;
  • Todas as imagens e vetores precisam estar em CMYK;
  • Quando usar uma cor pantone, usar um referência impressa, pois os monitores não reproduzem as cores exatamente iguais as impressas, e pode ter um grande variação;
  • Sempre transforme os arquivos em curvas, ou anexe as fontes no arquivo;
  • Sempre deixar as páginas centralizadas, para não correr o risco de na hora do corte, a página ser cortada errada;
  • Vernizes, auto-relevo e clichês dos impressos devem ser feitos sempre em uma cor só (preto), e sempre adicionar uma página com esses arquivos;
  • Não copie e cole elementos de um programa para outro (Photoshop para Corel, por exemplo), pois este elemento, devido a essa diferença dos software, não sairá no fotolito ou terá problemas na criação do mesmo, e o fotolito terá que ser refeito;
  • Evite utilizar imagens de baixa qualidade no desenvolvimento de seu layout. Recomendamos imagens com 300dpi no mínimo, para que a imagem na impressão fique sem pixels;
  • Quando utilizar em seu layout algum fundo preto, use sempre 20% das outras cores, como mostra a seguir: Cyan: 20%, Magenta: 20%, Yellow: 20% e Black: 100%, para que a tonalidade do fundo preto saia mais escura e fique com uma aparencia mais bonita;
  • Sempre que utilizar transparência ou sombreado em qualquer fonte, imagem ou vetor de seu arquivo, converta em bitmap o objeto que sofreu a transparência ou sombreado, pois estes efeitos geram muitas falhas na revelação do fotolito.
  • Mande o arquivo sempre em PDF tanto para as gráficas tanto para o cliente, isso evita possíveis fraudes e ajuda a fidelizar o cliente, uma vez que, caso o cliente necessite fazer alguma alteração e/ou adicionar algo á papelaria será você que ele irá procurar.
  • Nunca deixe para imprimir o manual de identidade visual ou qualquer outro tipo de impresso no dia da aprensentação para o cliente, pois imprevistos acontecem e deixar de respeitar o prazo combinado sempre deixa o cliente com um pé atraz. A sujestão é imprimir no minimo á três ou quatro dias antes da apresentação.
  • Conheça a gráfica onde irá imprimir seus trabalhos e fidelizesse a mesma, isso estreita a confiança entre os profissionais e traz muitas vantagens.
 
Essas dicas ajudam a  evitar eventuais dores de cabeça na gráfica.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 RichardMurça | TNB